quinta-feira, 9 de junho de 2011

Por que ser a favor do Sistema de Cotas para Negros nas Universidades Brasileiras?

     O sistema de cotas para negros é uma concessão de 50% das vagas, nas universidades brasileiras, para negros. Através desse sistema, um maior número de pessoas negras conseguem ingressar nas Universidades do país.
     Uma parcela da população brasileira não concorda com esse programa, apresentando argumentos para tal opinião. Porém, é perceptível que muitas dessas pessoas aderiram a tal posicionamento devido a influência da mídia (como um todo), que busca sempre fazer críticas a questões como essa, de forma a manipular a população. Então, por quê concordar com esse sistema?
     Como diz a História, o Brasil, de um modo geral, foi colonizado por diversas nações; daí o fato de, atualmente, os brasileiros apresentarem tantas diferenças entre si (diferenças étnica, cultural, religiosa etc.). Pessoas de diversos lugares do mundo migraram e passaram a morar no Brasil. Dentre elas, havia um grupo de pessoas negras; estas foram transportadas com o principal objetivo de serem feitas escravas. A partir deste ponto é que surgiu a desigualdade no país.
     Essa desigualdade é perceptível, principalmente se for feita uma comparação entre as rendas das pessoas brancas e negras. Hoje, percebe-se que existe, de modo disfarçado, um preconceito racial com relação aos negros. Isso se deve ao fato de eles serem em sua maioria (existem exceções), pessoas de baixa renda.
     Não tendo condições financeira, como pagar uma educação digna? Alguns dizem: existem os colégios públicos. Certo. Então, por que dificilmente se consegue encontrar um estudante branco nestas instituições? Elas não estão em conformidade com o pagrão de educação que deveriam seguir, o ensino é muito inferior. Vem à tona uma questão: se uma pessoa não recebeu a educação de que necessita para ser capaz de competir num concurso com aquela que teve boa educação, como isso acontecerá? Daí o negro, impossibilitando de ingressar em uma universidade, não consegue um diploma, não alcança uma profissão digna. Para ter seu sustento, precisa trabalhar. O emprego que consegue são desumanos, com baixos salários.
     Portanto, as cotas seriam uma oportunidade para o negro receber capacitação para desempenhar uma profissão, e ser tratado como semelhante, porque assim, conseguiria uma melhor condição financeira. Além disso, estudos feitos por diversos órgãos responsáveis pela educação, comprovaram que os cotistas, em sua grande maioria, se esforçam, conseguindo um desempenho igual ou melhor do que os não-cotistas. Por isso o apoio às cotas para negros nas universidades brasileiras.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário